Titulo - Curso de Counselling: importância da comunicação no apoio à grávida e à mãe na amamentação - Proteger, promover e apoiar o aleitamento materno segundo a OMS/UNICEF

Introdução - É um curso de formação sobre proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno segundo as orientações da OMS/UNICEF e visa o desenvolvimento profissional contínuo. O curso fornece ao participante habilidades de aconselhamento, conhecimentos e competências técnicas, científicas e éticas relacionadas com o aleitamento materno, necessárias para introduzir mudanças duradouras na sua prática profissional, e responder aos problemas, ajudando grávidas, mães e cuidadores com mais eficiência.

De acordo com a OMS e a Federação Farmacêutica Internacional, os farmacêuticos devem ter um papel importante na promoção da saúde, particularmente na nutrição e as farmácias podem acolher os princípios das políticas nacionais de proteção, promoção e apoio à alimentação infantil. A farmácia é, de facto, uma instituição ao serviço do cidadão e promove a saúde em geral, pelo que pode contribuir para a divulgação de uma nutrição saudável para o bebé, apoiando adequadamente as grávidas e as mães durante a amamentação. A farmácia sendo um recurso muito usado pela comunidade, deve ser capaz de dar resposta às necessidades das grávidas e das mães lactantes, promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno.  A OMS/UNICEF sustentam que o leite materno é o melhor alimento, específico da espécie para alimentar o bebé. Estes organismos recomendam que as mães amamentem de modo exclusivo até ao final dos seis meses de vida do bebé e continuem a amamentar, introduzindo os alimentos complementares adequados, até aos dois anos ou mais. 

Destinatários - Todos os profissionais de farmácia que fazem atendimento a grávidas e mães que amamentam, independentemente da sua categoria profissional. 

Docentes/Facilitadores - Os docentes deste curso têm o curso de 80 horas da OMS/UNICFE de Formação de Formadores em Aleitamento Materno e participaram na ministração de cursos de 40 e 20h dos mesmos organismos. Os facilitadores são competentes nas habilidades técnicas e de aconselhamento requeridas. Têm experiência prática no cuidado com grávidas, mães/pais e crianças. Todos os facilitadores fazem uma formação inicial de curta duração com Adriana Pereira, fundadora e coordenadora nacional do projecto. 

Local - A definir aquando da divulgação.

Duração - 15 horas distribuídas em dois dias de 7,30 horas.

Datas - A definir 

Nº de participantes - Mínimo 30 e máximo 35.

Objetivos didáticos - Espera-se que os participantes no final do curso sejam capazes de:

• Colocar em prática os Nove Passos da iniciativa FAAM; 

• Respeitar o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno;

• Discutir com grávidas e mães a importância do aleitamento materno e os riscos da alimentação artificial;

• Orientar as grávidas e mães lactantes para a duração optima do aleitamento materno exclusivo e complementado segundo as orientações da OMS/UNICEF;

• Atualizar conhecimentos sobre a anatomia da mama, a fisiologia da lactação, e composição do leite materno;

• Orientar a mãe sobre os sinais de pega correta e sucção eficaz; 

• Orientar sobre formas de amamentar que tornam a amamentação descontraída;

• Desenvolver habilidades práticas para ajudar as mães a iniciar e a manter a amamentação.

• Ajudar a mãe a superar situações maternas e/ou da criança que possam interferir com a prática da amamentação.

• Trabalhar com colegas para identificar obstáculos à amamentação e procurar maneiras de superá-los. 

• Obter documentação, declarações e iniciativas de forma a sustentar a sua prática profissional e a apoiar o aleitamento materno.

• Ativar junto da comunidade iniciativas (grupos de apoio, workshops) que promovam o aleitamento materno.

 

Metologia didática - Aulas teóricas; teórico-práticas (apresentação e análise de problemas ou de casos clínicos, debate entre público/expert e demonstrações role play e uso de outras metodologias ativas).

Material didático - Prevê-se usar o flip chart, o quadro, e o computador.

Material didático fornecido ao participante - Manual do Participante da OMS com as sessões do curso; Artigos importantes; Bibliografia de referência.  

Avaliação - Realização de um teste para avaliação de conhecimentos.

Certificado - No final do curso todo o participante que não tiver excedido 15% das faltas, receberá um certificado de participação.

Custos - A propina de inscrição a definir.

Condições de inscrição - A definir.

Programa do curso - Clique aqui

 

Go to top