RESENHA BIOGRÁFICA

Nome: Adriana Pereira

Data de nascimento: 25 de agosto 1963

Local de nascimento: Bemposta - Mogadouro, Bragança, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa e Holandesa

Graus académicos: Doutora em Ciências Biomédicas (investigadora e especialista em aleitamento materno), Mestre em Ciências de Enfermagem-Pediatria, Licenciada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, Bacharel em Enfermagem.

Carreira Hospitalar

Começou a carreira hospitalar como Enfermeira, num Hospital público em Portugal (1985-1998), trabalhando quase a totalidade do período com mães/pais, bebés e crianças. Desempenhou funções de Enfa, Enfa garduada, Enfa especialista, coordenadora da equipe do Serviço de Pediatria, prestou cuidados especializados, foi responsável pela formação em serviço, integrou novos enfermeiros, orientou alunos, entre outras funções.

Carreira Docente

Integrou a carreira docente de 1998 a 2008. Começou como Professor Assistente, na Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real-Portugal (1998-2000). Trabalhou como Professor Adjunto Convidado, na Cooperativa do Ensino Superior Politécnico e Universitário, Gandra-Portugal (2000-2003). Trabalhou como Professor Assistente na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal (2003-2008). Nesta universidade, foi reponsável pela cadeira de Métodos e Técnicas de Investigação; foi Coordenadora das monografias nos cursos de Enfermagem; integrou a Coordenação dos Cursos de Enfermagem; criou um curso de Mestrado em Pediatria Social e dois programas curriculares de Doutoramento, um em Ciências de Enfermagem Pediátrica e outro em Ciências de Enfermagem Obstétrica. Organizou e ministrou vários cursos de aleitamento materno da OMS/UNICEF, integrados no programa nacional da formação para implementação da Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB).

Membro Fundador do Comité para Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Portugal (grupo de trabalho da Direção Geral de Saúde). Coordenadou esse Comité desde o início (dez 2005 a dez 2006).

Autora de alguns livros científicos.

Publicou mais de uma dezena de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. 

Participou em mais de 100 eventos científicos (conferências, congressos, seminários) na área da saúde. 

Deu mais de 50 conferências a nível nacional e internacional, na área do aleitamento materno. 

Cursos de formação: ministrou 13 cursos de Aconselhamento em Aleitamento Materno da OMS e UNICEF, 40 horas UFP-Porto e noutras cidades do país; colaborou em 6 cursos de Promotores em Aleitamento Materno da OMS e UNICEF 20 horas, Maternidade Hospital Júlio Dinis-Porto; colaborou na organização de 1 Curso de Formação de Formadores da OMS e UNICEF, 80 horas, Algarve-Portugal. 

Outros cursos que realizou em aleitamento materno: curso de Formação de Formadores em Aleitamento Materno da OMS/UNICEF, 80 horas, Lisboa; curso de Manejo Clínico Aleitamento Materno, no programa da IHAC, 20 horas, São Paulo, Brasil; curso de Parto Humanizado, 8 horas integrado VIII ENAM, Cuiabá, Brasil; curso como implementar um serviço de Banco de Leite Humano, São Paulo, Brasil; curso de Formación Continuada, para Profesionales de la Salud - Lactancia Materna: Promotion, Cultura, Consejeria, 12 horas, Bilbao, España.

Carreira de Investigação

Integrou a unidade de investigação interdisciplinar (Unidade de Investigação UFP em Energia, Ambiente e Saúde) na UFP.

2006-07-Pereira M.A. et al. Aleitamento materno: conhecimentos da comunidade académica da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP. Porto.

2004-Pereira M.A. Aleitamento materno : Estabelecimento e prolongamento da ammamentação. Intervenções para o seu sucesso. Tese de doutoramento. Instituto de Ciências Biomédicas Prof Abel Salazar. UP. Porto. Realizou um estudo experimental, com o objectivo principal de saber se quando um bebé pega corretamente na mama, mama melhor e durante mais tempo. O estudo mostrou diferenças estatisticamente significativas, ou seja, os bebés com pega correta mamaram melhor e durante mais tempo quer em aleitamento exclusivo, quer misto. Dos bebés do grupo de pega correta 37% arrastaram-se sozinhos do abdómen da mãe para a mama e começaram a mamar, tal como acontece neste filme da OMS. Este comportamento é normal para a maioria dos bebés de termo saudáveis, desde que sejam oferecidas as condições deste estudo. Para o sucesso da amamentação os profissionais de saúde não podem privar o bebé de manifestar/usufruir dos 50 reflexos com que nasce, dos quais cerca de 20 participam na amamentação. Este estudo mostrou que a pega correta é a 2ª condição mais importante para o sucesso do aleitamento materno. Sendo a condição sine qua non a mãe QUERER amamentar. Este estudo ganhou um prémio internacional.

2000-Pereira M.A. Mãe adolescente e o aleitamento materno. Uma amostra de Trás-os-Montes e Alto Douro. Dissertação de mestrado. Faculdade de Medicina do Hospital de S. João. UP. Porto.

1993-Pereira M.A. A alimentação da criança durante o 1º ano de vida e o desenvolvimento psicomotor. Monografia. Escola Superior de Enfermagem, Dr Ângelo da Fonseca Coimbra. UC. Coimbra.

Desde 2008 reside na Holanda, encontrando-se em Portugal, por períodos, para implementar o projeto Farmácia Amiga do Aleitamento Materno, uma iniciativa da Associação Il Melograno, Itália, pelo qual é responsável, coordenadora e diretora do curso de formação. 

Há mais de dez anos que faz aconselhamento na área da amamentação a grávidas, mães lactantes para a resolução de problemas e para a amamentação ser bem sucedida. Colabora também, a seu pedido, com profissionais de saúde portugueses e com pediatras holandeses para a resolução de problemas específicos na amamentação. Tem em curso o desenvolvimento do programa para a consulta de amamentação no pré e pós-natal. Brevemente será divulgado.

Coordenou a organização de cinco eventos sobre aleitamento, a nível nacional, com o orador de renome internacional Dr Marcus Renato de Carvalho, com a colaboração da Dra Cristina Pincho e as instituições onde se realizaram os mesmos.

Para mais informação continue a ler...

ATIVIDADES

ÁREA DE DOCÊNCIA

Ano letivo de 2003 a 2008 

Professor Assistente na Faculdade de Ciências da Saúde da UFP. Porto. www.ufp.edu.pt

Principais actividades e responsabilidades:

Responsável pela Coordenação e lecionação da cadeira: Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências da Saúde. Lecionadas no 2º, 3º e 4º ano do curso de Enfermagem.

Membro da Coordenação Científica da Licenciatura em Enfermagem.

Membro do Conselho Curricular e do Conselho Científico.

Coordenadora das Monografias no curso de Enfermagem, na UFP no Porto, Ponte de Lima e Canárias.

Fez a orientação científica de dezenas de monografias e de uma tese de doutoramento. Integrou o júri de 52 monografias: arguente (7); vogal (20) e presidente (25); Integrou o júri de 1 dissertação: como arguente; Integrou o júri de uma tese de doutoramento: como arguente.

Criou o curso Master em Pediatria Social (pós graduação conducente a mestrado). Coordenadora deste curso.

Criou o programa curricular do doutoramento em Ciências de Enfermagem Pediátrica e em Ciências de Enfermagem Obstétrica.

Membro Fundador do Comité para Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno em Portugal (grupo de trabalho da Direçao Geral de Saúde). Coordenadora desse Comité desde o início (dez 2005 a dez 2006).

Revisora Técnica da Revista Referência em Enfermagem. Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem. Coimbra. www.esenfc.pt/rr/

Revisora Técnica do livro: Mannel R; Martens JP e Walker M. Manual Prático para Consultores de Lactação. Ed ILCA, Lusociência, 2ª edição.2011.

Ano letivo de 2002/03 e 2001/02

Professor  Adjunto Convidado na Cooperativa Ensino Superior Politécnico e Universitário www.cespu.pt

Responsável pela Coordenação e lecionação da cadeira: Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências da Saúde. Lecionadas do 1º ao 4º ano do curso de Enfermagem. E Projeto de Investigação ao curso de Complemento de Formação em Enfermagem.

Ano letivo de 1999/00 e 1998/1999

Professor Assistente na Escola Superior de Enfermagem. UTAD. Vila Real. www.esevr.pt

Co-responsável pela coordenação do 1º ano do Curso de Enfermagem. Lecionação de componentes das disciplinas Fundamentos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem na Satisfação das Atividades de Vida: ambiente seguro; Cuidados de Enfermagem à criança com patologia do foro médico e cirúrgico.

De dezembro de 1985 a maio de 1998

Atividade desenvolvida na Carreira Hospitalar - Hospital Distrital de Lamego

Enfermeira especialista, coordenação do Serviço de Pediatria, funções de acordo com o DL 437/91 de 8-11 (1993/98); Enfermeira graduada funções de acordo com o DL 437/91 de 8-11 (1987/93) e funções de enfermeira de acordo com a legislação em vigor (1988/85).

FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL

De janeiro de 2001 a junho de 2005

Doutoramento em Ciências Biomédicas

Tese doutoramento - Aleitamento materno : Estabelecimento e prolongamento da amamentação. Intervenções para o seu sucesso. No Instituto de Ciências Biomédicas Prof Abel Salazar. UP. Porto. www.up.pt

Competências na área do Aleitamento Materno  e na área da investigação científica

De janeiro 1998 a maio 2000

Mestrado em Ciências de Enfermagem-Pediatria

Dissertação de mestrado. Mãe adolescente e o aleitamento materno. Uma amostra de Trás-os-Montes e Alto Douro. Faculdade de Medicina. UP. Porto. www.med.up.pt/

De maio 1991 a dezembro 1993

Curso de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria (Termo nº 20982 de equivalência ao diploma de Licenciatura em Enfermagem)

Monografia - A alimentação da criança durante o 1º ano de vida e o desenvolvimento psicomotor. Escola Superior de Enf., Dr Ângelo da Fonseca Coimbra. UC. Coimbra.

De janeiro 1982 a dezembro 1985

Curso Geral de Enfermagem (Termo nº 20982 de equivalência ao diploma de Bacharelato em Enfermagem). Escola Superior de Enfermagem de Bragança. IPB. Bragança. www.essa.ipb.pt

Outra formação

Cursos realizados a nível internacional e nacional na área do Aleitamento Materno

2005 – Curso de Formação de Formadores em Aleitamento Materno  da OMS/UNICEF, 80 horas. Escola Superior de Saúde da Universidade Nova de Lisboa.

2003 – Curso de Manejo Clínico Aleitamento Materno, no programa da IHAC, 20 horas. São Paulo, Brasil.

2003 – Curso de Parto Humanizado, 8 horas integrado VIII ENAM Cuiabá, Brasil.

2003 – Curso como implementar um serviço de Banco de Leite Humano, integrado numa Visita Guiada ao Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros. São Paulo, Brasil. 

2002 – Curso de Formación Continuada, para Profesionales de la Salud-Lactancia Materna: Promotion, Cultura y Consejeria, 12 horas. Bilbao, España.

Informação adicional

Cursos 2006/2013

Ministrou 13 cursos de Aconselhamento em Aleitamento Materno (OMS/UNICEF) 40 horas UFP. Porto e outras cidades do país

Colaborou em 6 Cursos de Promotores em Aleitamento Materno  (OMS/UNICEF) 20 horas Maternidade Hospital Júlio Dinis. Porto

Colaborou na organização de 1 Curso de Formação de Formadores  (OMS/UNICEF), 80 horas, Algarve, Portugal.

Realizou 1 Curso de Massagem Infantil. Associação Portuguesa de Massagem Infantil . Braga, Portugal.

Conferências nacionais e internacionais

04/03/2016 - Apresentação do Projeto Nacional Farmá cia Amiga do Aleitamento Materno, uma iniciativa da Associação Il Melograno Itália.

24/05/2016 - Pega correta e princípios de Suzanne Colson para uma amamentação mais descontraída. ULS Matosinhos.

21/10/2015  Apresentação do projeto, Farmácia Amiga do Aleitamento materno. In seminário - aleitamento materno uma questão interdisciplinar. SMAM, ESE, Vila Real.

17/10/2015  Apresentação do projeto, Farmácia Amiga do Aleitamento materno. In Conferência amamentação bases científicas. SMAM. ULS Matosinhos.

14/10/2014 – Aleitamento Materno. USF. Alto da Maia.

02/10/2012 – Vamos dar as Boas Vindas à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Coferência – Controvérsias em amamentação Dr Jack Nwman. UFP. Porto.

06/03/2010 – Encontro de conselheiras em aleitamento materno. UFP. Porto.

05-07/03/09 – Influencia de la corrección del agarre en la 1ª mamada en el éxito de la LM en el 1º año de vida. V Congreso Español de Lactancia Materna. IHAN. Murcia, España.

15/01/09 – A criança índigo e o olhar da Pediatria Social. Lançamento do livro-Crianças índigo Novas Atitudes Pedagógicas. UFP, Porto.

08/10/07 – A amamentação dentro da 1ª hora de vida salva um milhão de bebés. Importância das práticas dos serviços de saúde. Rosa Mota a embaixatriz de Portugal para o AM. SMAM. UFP. Porto.

08/10/07 – A amamentação dentro da 1ª hora de vida salva um milhão de bebés. Importância das práticas dos serviços de saúde. SMAM. Hosp. de S. Marcos. Braga. Portugal.

11/09/07 – Promover a implementação do programa Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés (IHAB). Maternidade Júlio Dinis. Porto.

19/07/07 – Aleitamento Materno: Pela sua importância interessa a TODOS: Saiba Porquê? Quinta da Bonjoia. Porto.

14/03/07 – Aleitamento Materno Uniformização de conceitos e práticas segundo OMS/UNICEF; Iniciativa HAB: 10 Medidas para o Sucesso. Centro Hospitalar de Viana do Castelo.

09/02/07 – Importância da pega correta no sucesso da amamentação. Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna do Hospital de São Marcos. Braga.

08/02/07 – Importância da pega correta no sucesso da amamentação. Quintas de Enfermagem “O amigo do bebé” ULS de Matosinhos.

25/07/06 – Uniformização de conceitos e práticas em Aleitamento Materno segundo OMS/UNICEF. UFP Porto.

01/08/06 – A Amamentação como forma de Promover e Proteger a Saúde do Cidadão. 2 horas Semana Mundial do Aleitamento Materno, SMAM. Hospital Padre Américo  E.P.E.

02/08/06 – A Amamentação como forma de Promover e Proteger a Saúde do Cidadão. 2 horas. Centro Hospitalar do Alto Minho, Sub Região Saúde de Viana. SMAM. ESSE Viana Castelo.

02/08/06 – A Amamentação como forma de Promover e Proteger a Saúde do Cidadão. 2 horas. Hospital de S. Marcos, SMAM, Hosp. de S. Marcos. Braga.

03/08/06 –  A Amamentação como forma de Promover e Proteger a Saúde do Cidadão. 2 horas. Centro Hospitalar do Nordeste. SMAM. Escola Superior de Saúde Bragança.

09-10/03/06 – Aleitamento Materno: Estabelecimento e Prolongamento da Amamentação. intervenções para o sucesso, da investigação à prática. Encontro de Saúde Materna e Obstétrica. ESESJ. Porto.

18/03/06 – Equilíbria pela Alimentação desde o Nascimento: O Aleitamento Materno. Simposio Equilibria. UFP. Porto.

18/05/06 – Aleitamento Materno: Formação aos Pais no Período Pré-Natal. IX Encontro de Motricidade Humana da Unidade de Ponte de Lima da UFP. Porto.

19/05/06 – Como funciona a amamentação: Anatomia da mama e fisiologia da lactação e pega. Curso de sensibilização ao Método Canguru e Aleitamento Materno. Hospital de Setúbal.

20/05/06 – A amamentação em situações especiais. Curso de Sensibilização ao Método Canguru e Aleitamento Materno. Hospital de Setúbal.

24/05/06 – Fisiologia da Lactação. Nível II. I Encontro de Conselheiros Em Aleitamento Materno. Associação Mamamater. Cascais.

07/12/05 – Conferência: Aconselhamento em Aleitamento Materno. Empresa Pré-Natal S.A. Porto.

11-12/03/05 – Amamentação: Desafios para os Enfermeiros, Hospital Padre Américo E.P.E

12-13/03/04 – Aleitamento Materno: resultados dum estudo experimental, Hospital Padre Américo  E.P.E.

08-11/11/03 – Poster sobre Importância da pega correta no sucesso do aleitamento materno: resultados dum estudo experimental, VIII ENAM, Cuiabá, Brasil.

16/11/02 – Pereira M.A. Madre Adolescente: Lactância Materna, una muestra de Trás-os-Montes y Alto Duero, Sevilha, Espanha.

29/10/02 – Pereira M.A. Aleitamento Materno, 4 horas Hospital Padre Américo E.P.E

22/10/02 – Pereira M.A. Intervenções para o sucesso do aleitamento materno, 4 horas, ULS de Matosinhos.

21/05/02 – Pereira M.A. Aleitamento Materno na prática do farmacêutico, 4 horas COFANOR, Porto

22/04/02 – Pereira M.A., Silva D. Aleitamento Materno na prática do farmacêutico, 4 horas, COFANOR, Porto.

08/06/01 – Pereira M.A. Aleitamento Materno; 2 horas, Hospital Padre Américo E.P.E.

18/04/01 – Pereira M.A. Planeou e organizou uma acção de formação: Promoção do Aleitamento Materno, Hospital Padre Américo E.P.E.

03/11/00 – Pereira M.A. Amamentação e controvérsias, II Jornadas de Enfermagem em Neonatologia do Hospital de São João do Porto, 2 horas. Porto.

Congressos, Encontros Científicos, Jornadas

1985-2007 - Mais de cem participações em actividades científicas, na sua maioria na área da Saúde Materno-Infantil.

Eventos muito importantes na área do Aleitamento Materno

06/11/2015 - Workshop abordagem neurocomportamental para o aleitamento materno. Dr Nils Bergman. Sesimbra.

05/11/2015 - Conferência Bionascimento. 10 anos passados, que futuro? Sesimbra.

02-10/15 – Conferência Internacional de Aleitamento Materno. UNICEF.  Lisboa. 

17-18/04/15 – 10th International Breastfeeding and Lactation Symposium. Warsaw, Polónia.

28-29/09/12 – Conferência Internacional de Aleitamento Materno. UNICEF e Ordem dos Enfermeiros. Lisboa.

30/09/11 – Conferência Internacional de Aleitamento Materno. UNICEF. Maternidade Alfredo da Costa. Lisboa.

15-16/04/11 – 6th International Breastfeeding and Lactation Symposium. Amsterdam, Holanda.

5-7/03/09 – V Congreso Español de Lactancia Materna. IHAN. Murcia, España.

16/10/07 – Symposium Breastfeeding Lactacion. Organizado Medela. Dussuldorf, Alemenha

08-12/11/03 – VIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno. Cuiabá, Brasil.

14-16/11/02 – II Congresso Espanhol de Lactancia Materna. Sevilha, España.

Publicações

Livros

OMS. Adaptado da versão brasileira feita pela versão da Organização Mundial de Saúde em dezembro de 2005, por M.A. Pereira. 2015. Aconselhamento em Aleitamento Materno: Importância da Comunicação no Apoio à Mãe Durante o Aleitamento Materno. Promover, Apoiar e Proteger o Aleitamento Materno Segundo a OMS/UNICEF. Um Curso para Farmacêuticos. Guia do Facilitador. (FAAM), (para publicação).

OMS. Adaptado da versão brasileira feita pela versão da Organização Mundial de Saúde em dezembro de 2005, por M.A. Pereira. 2015. Aconselhamento em Aleitamento Materno: Importância da Comunicação no Apoio à Mãe Durante o Aleitamento Materno. Promover, Apoiar e Proteger o Aleitamento Materno Segundo a OMS/UNICEF. Um Curso para Farmacêuticos. Manual do Participante. (FAAM), (para publicação).

Pereira M.A. (2009). A criança índigo e o olhar da Pediatria Social. In Jardim MA -Crianças índigo Novas Atitudes Pedagógicas. UFP. Porto

Pereira M.A. (2006). Aleitamento Materno: Importância da correcção da pega no sucesso da amamentação. Resultados de um estudo experimental.  Ed Lusociência, Loures.

Pereira, M.A. e Pontes, M. (2006). Manual de Metodologias de Investigação em Ciências da Saúde: Teoria e prática. Em linha  www.ufp.pt.

Artigos

Pereira M.A. et al. (2011). “Um ano e ainda mama? Sim!” Revista Pais & Filhos. Nº 247, pp. 34-38. Agosto.

Pereira M.A. Levy, L; Matos, J.M.; Calheiros. (2008). “Influência da correção da pega no sucesso do aleitamento materno. Revista Referência. II nº6, pp. 77-89. Junho.

Pereira M.A. (2007). Amamentação na 1ª hora de vida salva um milhão de bebés: Semana Mundial do Aleitamento Materno. Revista Faculdade das Ciências da Saúde da UFP.nº4, pp. 254-267

Lobo, A.; Pereira, M.A. (2007). Idoso institucionalizado: funcionalidade e Aptidão Física. Revista Referência, II Séria, nº4, pp. Junho.

Pêra, C; Pereira M.A. (2007). Satisfação dos utentes do Centro de Saúde de Mogadouro, face aos cuidados de enfermagem. Rev. Sinais Vitais. (71) pp.61-66, Março.

Matos, C.; Moutinho, C.; Almeida, C.; Pereira, M.A.; Balcão, V.; Ribeiro, M.; Guimarães, H.; Rocha, G.; Guerra, A.(2006). Alterações na composição lipídica do leite materno durante as primeiras 16 semanas de amamentação. Edições Universidade Fernando Pessoa (3) pp.68-78

Pereira M.A. (2006). Equilíbria pela alimentação desde o nascimento: O Aleitamento Materno Revista da Faculdade das Ciências da Saúde da UFP. (3) pp.80-88, Dez.

Pereira M.A. (2005). Aleitamento Materno: Importância da amamentação na fala. Revista da Faculdade das Ciências da Saúde da UFP. (2) pp.7-20, Dez.

Pereira M.A. (2003). Aleitamento materno: Da antiguidade até aos nossos dias. Rev. Informar, revista de informação contínua em Enfermagem, ano IX-nº30. pp.46-51. Jun/Agosto.

Pereira M.A. (2002). Lançamento do Manual de Aleitamento Materno. SOS Jornal de Enfermagem, Jornal Nacional de Enfermagem, Ano III 2ª série, nº45 pp 6 Julho.

Pereira M.A. (2002). Mãe adolescente – Aleitamento materno: Uma amostra de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ed. Sinais Vitais, Rev. Investigação em Enfermagem, nº6 pp. 18-31 Agosto.

Pereira M.A. (1997). Guia de atividades de vida diária em pediatria. Rev. Sinais  Vitais, nº 15, pp.25-29.

Comunicações

Mais de 30 artigos em periódicos e revistas que divulgam informações sobre aleitamento materno.

Prémios

5-7 / 03/09 - O primeiro prémio para a melhor investigação - Pereira MA Levy, L; Matos, JM .; Calheiros. "Correção da pega e a sua influência no sucesso do aleitamento materno durante o primeiro ano de vida." "Revista Analles Españoles de Pediatria" V Congresso Espanhol de Aleitamento Materno Múrcia, Espanha.

Go to top